THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

Saturday, October 08, 2005

A Divina Providência

A falta de confiança na Divina Providência gera a impaciência; a impaciência, por sua vez, a ansiedade, a angústia, o desespero e a falta de paz. O segredo da felicidade é deixar-se ser guiado por Deus. Deus nos guia despertando nosso discernimento, o que ocorre pela abertura de nossa visão espiritual.
O homem tem o péssimo hábito de achar que tudo que ele realiza, e que ele é, vem dele mesmo e de sua prudência, isto é, ele atribui tudo a si mesmo. E o que não podem atribuir a se mesmos, chamam de acaso ou contingência. Mas a Doutrina Celeste nos ensina que acaso e contingência são palavras vãs.
A Divina Providência é o Governo de Deus, com vistas a manter a criação e dispor as coisas de modo a conduzir o homem a pensar e querer o bem e o vero, a fim de regenerar-se. O Senhor governa tanto os voluntários quanto os intelectuais do homem. O homem por si mesmo não pode querer os bens, e pensar os veros.
O desespero por que passa o homem em processo de penitência reside na falta de confiança na Divina Providência. Porque, se não há Providência, como ele pode ter esperança? Se tudo é acaso cego, como podemos ter esperança? Mas quando cremos na Providência, até a miséria que vivenciamos no passado e no presente assume algum sentido, pois o mal tembém pode ser instrumento da Providência para nos conduzir ao arrependimento. Não estamos entregues às baratas.
Isto não nega o livre-arbítrio, pois o homem é reformado pelo livre segundo a razão. A liberdade e a razão são os instrumentos da Providência para reformar o homem. Tudo o que está no livre segundo a razão no homem, lhe aparece como sendo dele mesmo, portanto, lhe é apropriado como sendo seu, e permanece. Sem a liberdade e a razão, o homem não seria homem, mas um autômato. São estas faculdades que convencem o homem de que todo bem e vero que possui, não vêm dele mesmo. Isto o persuade cada vez mais a desistir de sua vontade própria, e escolher o que vem de Deus.
Mas há uma diferença entre Providência e predestinação. Predestinação é a crença segundo a qual Deus predestinaria de antemão alguns homens à danação eterna, e outros à salvação eterna, independentemente de se as obras de um e outro são boas ou más. A Providência, por seu turno, é o Governo Divino, como vimos, que mantém a criação, e couduz o homem a pensar e querer os bens e os veros salvíficos, a fim de redimi-lo.

0 comentários: