THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

Friday, June 27, 2008

EXPERIÊNCIAS

Experiências

Preparações do Mercúrio Filosófico

Ireneu Filaleto

O presente tratado foi escrito por Eirenaeus Philalethes, cidadão Inglês e Cosmopolita e traduzido da Collectanea Chemica por Rubellus Petrinus.


Experiências

Para a preparação do Mercúrio Filosófico, pela Lua e o Régulo Marcial Estrelado, para a Pedra Filosofal

por

Ireneu Filaleto

1. O Segredo do Arsénico Filosófico.

Tomei uma parte do Dragão Ígneo e duas partes do Corpo Magnético; preparei-os juntos por meio de um fogo forte, e na primeira fusão (a) foram feitas cerca de oito onças do verdadeiro arsénico.

2. Segredo para preparar o Mercúrio com o seu Arsénico e separar-lhe as fezes.

Tomei uma parte de bom arsénico, e fiz o casamento com duas partes da Virgem Diana e uni-os num só corpo: triturei finamente, e com isto preparei o meu Mercúrio, trabalhando todo o conjunto no calor até que eles estivessem muito bem preparados; em seguida, purguei-os com o sal de urina para separar as fezes que recolhi separadamente.

3. A Purificação do Mercúrio Filosófico.

O Mercúrio assim preparado está ainda contaminado com alguma impureza externa, e por isso destila-o três ou quatro vezes num alambique apropriado, com a sua cucúrbita de aço; depois lava-o com sal de urina até que ele seja claro e brilhante, e que não deixe rasto ao escorrer.

4. Outra Purgação excelente.

Tomai dez onças de sal decrepitado, outro tanto de escórias de Marte e uma onça e meia de Mercúrio preparado; triturai o sal e as escórias em partículas muito finas num almofariz de mármore; então, introduzi o Mercúrio e triturai-o com vinagre, até que o Mercúrio desapareça. Colocai-o dentro de um vaso de vidro, e destilai-o em banho de areia num alambique, até que todo o Mercúrio ascenda puro, claro e resplandecente; reiterai isto três vezes, e tereis o Mercúrio muito bem preparado para o Magistério.

5. Segredo da justa Preparação do Mercúrio Filosófico.

Cada preparação do Mercúrio com o seu arsénico é uma Águia; Assim que as plumas da Águia forem purgadas da negritude do corvo, fazei-o voar até sete vezes e da mesma maneira, até ao décimo voo.

6. Segredo do Mercúrio Filosófico.

Tomei a quantidade de Mercúrio requerido, e mistureio-o com engenho com o seu verdadeiro arsénico cerca de quatro onças de Mercúrio, e aligeirei a consistência da mistura; purguei-o depois de maneira conveniente, destilei-o e obtive o corpo puro da Lua, o que me deu a conhecer que tinha feito a preparação devidamente.

Em seguida juntei-lhe o seu peso de arsénico, e adicionei o seu peso anterior de Mercúrio, de maneira que o Mercúrio possa prevalecer ligeiro e fluido e, então, purguei-o para o lavar da negritude até quase à brancura da Lua.

Em seguida tomei meia onça de arsénico, do qual fiz o casamento devido; adicionei este ao desposado Mercúrio, sendo feito à temperatura semelhante à argila de moldar, mas um pouco mais leve.

Purguei-o outra vez na devida maneira. A purgação foi trabalhosa e longa. Fi-lo com o sal de urina que achei ser a melhor neste trabalho.

7. Outra Purgação mas ainda melhor.

A melhor maneira que encontrei para purgá-lo foi com vinagre e sal marinho puro, e assim no espaço de meio dia pude preparar uma Águia; fiz voar a primeira Águia e Diana permaneceu com um pouco de tintura de bronze (b).

Comecei a segunda Águia removendo as superfluidades, e depois fi-la voar, e de novo as Pombas de Diana permaneceram com a tintura de bronze.

Conjuguei a terceira Águia, e purguei as superfluidades, removendo-as, até à brancura; então fi-la voar, e uma grande parte de bronze permaneceu com as pombas de Diana.

Depois fi-la voar duas vezes por si mesma, para a extracção total de todo o corpo.

Então conjuguei a quarta Águia por partes, adicionando mais e mais do seu próprio humor gradualmente, e foi feita uma consistência muito temperada, na qual não foi encontrada hidropisia (ou supérflua humidade) como foi nas anteriores Águias.

8. Encontrei a melhor via de Preparar o Mercúrio Filosófico, tal como segue :

A massa amalgamada, desposada ou junta intimamente pelo devido casamento, coloco-a num cadinho e num forno em banho de areia por meia hora sem que haja sublimação; seguidamente, retiro-a do cadinho e trituro-a fortemente; então coloco-a novamente num cadinho e no forno, e depois de um quarto de hora aproximadamente, trituro-a outra vez num almofariz quente.

Por este meio o amálgama começa a ser limpo e expele uma grande quantidade de pó. Então coloco-o novamente num cadinho e no fogo como antes por um tempo conveniente, de modo que não sublime. Mas quanto maior é o fogo, melhor; assim, colocando-o continuamente no fogo e triturando sempre, até quase todo o pó desaparecer completamente; depois lavo-o, as fezes saem facilmente, e o amálgama se torna firme sem qualquer heterogeneidade. Então, lavo-o com sal, aqueço-o novamente e trituro-o. Repito todo este processo limpando-o de toda a espécie de fezes.

9. Uma tripla prova da excelência do Mercúrio Preparado.

Toma teu Mercúrio preparado com o seu arsénico de sete, oito, nove, ou dez Águias; coloca-o num vaso, e luta-o com o Lutum Sapientiae (luto da sapiência). Coloca-o num forno em banho de areia e deixa-o permanecer num calor de sublimação, até que ele possa ascender e descender dentro do vaso, até ser coagulado um pouco mais espesso que a manteiga. Continua até uma perfeita coagulação até que esteja tão branco como prata.

10. Outra Prova.

Se pela agitação num vaso de vidro com sal de urina, ele se tornar por si próprio num pó branco impalpável de modo que não apareça como Mercúrio, e espontaneamente, num lugar quente e seco, coagula-se novamente em a Mercúrio ligeiro, isto é o suficiente: mas ainda melhor, se sendo agitado em agua da fonte, ele correr em pequenos glóbulos ou partículas; porque se o corpo está em grãos ele não será deste modo convertido e separado em pequenas e diminutas partes.

11. A Terceira Prova.

Destilai-o num alambique de vidro, com uma cucúrbita de vidro; se ele passar e não deixar rastro, é uma boa água mineral.

12. A Extracção do Enxofre do Mercúrio vivo por Separação.

Toma a mistura corporal e espiritual do teu composto, o corpo do qual é coagulado do volátil pela digestão, e separa o Mercúrio do seu Enxofre num alambique de vidro, e terás a Lua branca fixa e resistente à Água forte e mais pesada que a lua vulgar.

13. O Sol Mágico a partir desta Lua.

A partir deste Enxofre branco, pelo fogo, terás um Enxofre amarelo por uma operação manual cujo sol é o Chumbo vermelho do filósofos.

14. Ouro Potável a partir deste Enxofre.

Tu podes tornar este Enxofre amarelo num óleo tão vermelho como sangue, pela circulação com o Mênstruo filosófico mercurial volátil; assim terás uma admirável panaceia ou medicina universal.

15. A Conjugação Grosseira do Mênstruo com o seu Enxofre para a Formação do Filho do Fogo.

Toma do teu purgado, melhor, preparado e mais escolhido Mercúrio, de sete, oito, nove ou pelo menos dez águias; mistura-o com o Latão preparado ou seu Enxofre Vermelho; isto é, duas partes de água, ou pelo menos três, com uma do puro Enxofre, moído e purgado.

N.B. Mas é melhor que tomes duas partes para uma.

16. Elaboração da Mistura por uma Operação Manual.

Esta tua mistura será muito bem moída sobre mármore; depois será lavada com vinagre e sal amoníaco, até que dele saiam todas as suas fezes negras; então será lavado de toda a sua salinidade e acrimónia com água clara da fonte; seguidamente será seco em cima de papel branco limpo voltando-o de um lado para outro com a ponta de uma faca até à excelente secura.

17. Colocação do Feto no Ovo Filosofal.

Estando a mistura seca, põe-na dentro de um vaso oval, do melhor e mais transparente vidro, do tamanho de um ovo de galinha; que neste vaso a matéria não exceda duas onças; sela-o hermeticamente.

18. O Regime do Fogo.

Então, constrói um forno, no qual tu possas manter um fogo imortal; nele tu farás um calor em banho de areia do primeiro grau, no qual o orvalho do nosso composto possa ser elevado e circulado continuamente, dia e noite, sem qualquer intermitência, etc. E neste fogo o corpo morrerá e o espírito será renovado; e por fim a alma será glorificada e unida a um corpo novo imortal e incorruptível.

Assim é feito um novo Céu.

  1. Em algumas edições é feita referência à quinta fusão.
  2. Há edições que em vez de bronze se referem ao cobre, o que está mais de acordo com o texto da Entrada Aberta ao Palácio Fechado do Rei.

FIM

2 comentários:

Natália Ferreira said...

ola meu querido andré ; ah muito bom saber que você gostou do meu blog e da minha pessoa estaremos sim conversando muito sobreinumeros assuntos ; adorei conheçe-lo espero vc mas vezes em meu blog um abraço ;

Natália Ferreira said...

obrigada por esta sempre acopanhando meu blog meu anjo

ps: sua voz e encantadora